Medicamentos manipulados: inúmeras vantagens!

Além dos medicamentos industrializados, podemos ter acesso aos chamados medicamentos manipulados (também conhecidos como magistrais). Nesse caso, existirá uma indicação de profissional habilitado de uma combinação de ativos com as doses exatas que devem ser utilizadas pelo paciente. O medicamento é, então, produzido por uma farmácia de manipulação a pedido do paciente.

As formulações manipuladas podem ter diversas finalidades, desde o tratamento de patologias, suplementação alimentar ou para fins estéticos, e apresenta algumas vantagens, já que contém o princípio ativo em quantidades e formulações personalizadas para cada pessoa que vai usar.

Algumas das principais vantagens da manipulação dos medicamentos incluem:

  • Produz medicamentos em doses individualizadas, o que é um grande benefício, pois as doses padronizadas dos produtos industrializados nem sempre correspondem ao necessário para cada indivíduo;
  • Permite a associação de duas ou mais substâncias, o que ajuda no uso de uma menor quantidade de medicamentos ao longo do dia;
  • Evita desperdícios, pois é produzido na quantidade necessária para o uso do paciente;
  • Prepara medicamentos sem algumas substâncias excipientes, como conservantes, estabilizantes, glúten, açúcares ou, até, lactose e outras demandas específicas, como formulações veganas, por exemplo!
  • Produz medicamentos em formas de apresentação diferentes, como sachês, shakes, chocolates, gomas e muitas outras, facilitando a utilização e a adesão ao tratamento.

Assim, os medicamentos manipulados produzem o efeito terapêutico desejado, com a vantagem de se adaptar melhor à cada pessoa que o utiliza, facilitando e otimizando o tratamento.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *