Acompanhamento Nutricional – por Isabela Faria Campos

Muito além de levar em consideração o que se gosta de comer, o que faz mal, o estilo de vida de cada um, a Nutrição baseada na individualidade bioquímica. Esta por sua vez, significa que cada organismo tem necessidades nutricionais únicas, deficiências únicas, metabolismo único, desequilíbrios únicos e tendências únicas a desenvolver doenças. E é nesse conceito que os Nutricionistas hoje se baseiam para elaborar um plano alimentar funcional.

Os hábitos alimentares pouco saudáveis contribuem para a epidemia de obesidade que assola o nosso mundo, mas não é apenas na obtenção de calorias que a má alimentação influencia. Uma dieta pobre está associada a grandes riscos para saúde, desde a influência do humor até no surgimento de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e até câncer.

O papel do nutricionista é atender especialmente a questão da modificação no padrão alimentar das pessoas que tem consumido muitas gorduras saturadas, açúcares e comidas “prontas” (alimentação fora de casa), tornando-as obesas, sedentárias, tristes e com uma expectativa de vida menor do que o convencional. Esse profissional da área da saúde é responsável por nos indicar uma alimentação mais equilibrada visando a qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças.

O acompanhamento com o Nutricionista é a única forma de saber como se alimentar,com qual frequências, quais alimentos são mais adequados em cada objetivo, quais nutrientes cada um necessita dentre outros. O profissional durante a anamnese clinica faz um levantamento de dados sobre o paciente atendido: peso, idade, avaliação antropométrica completa, preferências alimentares, restrições alimentares, patologias, histórico clinico do paciente, histórico familiar, uso de medicamentos e ou suplementos, alergias ou intolerância alimentar, solicitação e interpretação de exames sanguíneos,horários da alimentação, tamanhos e porções dos alimentos, rotina, hábitos alimentares do entrevistado.

Tão importante como a consulta será o acompanhamento do profissional ao seu paciente. É no acompanhamento deste que se observa se o objetivo foi atingido, quais foram as dúvidas e dificuldades encontradas pelo pacientem, se houve adaptação quanto  a dieta proposta, se houve melhorias quanto aos exames sanguíneos dentre outras evoluções a serem perceptíveis no acompanhamento.

O nutricionista é o ÚNICO profissional habilitado a prescrever dietas (Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991) indicando exatamente os alimentos e as quantidades que devem ser consumidas, a partir de cálculos e planejamentos individualizados. Ou seja, na regulamentação da profissão, é disposto como atividade PRIVATIVA a prescrição de planos alimentares.

Muitas pessoas acabam iniciando uma dieta sem recomendação adequada. E pior, ainda temos os adeptos a dietas radicais que prometem milagres.

É preciso salientar que uma pessoa nunca deve seguir uma dieta por conta própria, só porque pesquisou por ela na Internet, porque deu resultado para alguma celebridade, ou porque um amigo fez e emagreceu. Isso é colocar em risco a própria saúde!

A maioria das vezes, as pessoas vêm se utilizando de medicações/suplementações pra perder peso, uso de termogênicos para acelerar metabolismo, sem o acompanhamento de um profissional capacitado, sem saber que isso pode causar mais desequilibro, e até piorar o quadro após suspensão de toda estratégia escolhida. Manter uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças se dá por meio de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários. Suplementação será muito bem vinda com a devida prescrição de um Nutricionista capacitado.

Você pode gostar...